Qual o teste que um casal deve realizar antes de optar por uma gestação?

Os serviços de medicina genética disponibilizam diversos testes, e cada um deles fornece informações diferentes sobre a composição genética de uma pessoa.

O Teste de Compatibilidade Genética ou Teste de Portador, conhecido como CGT, é um painel genético que analisa e compara o DNA dos futuros pais em busca de variantes genéticas comuns que poderiam causar a transmissão de uma doença de herança autossômica recessiva aos futuros filhos.

Ele é normalmente indicado para pessoas com histórico familiar ou que pertencem a determinados grupos étnicos com maior prevalência de certas doenças. Porém, antes de engravidar, todo casal que planeja uma família deveria considerar a sua realização, que se dá a partir de amostrar de sangue os saliva.

O CGT aponta dados sobre as variantes genéticas de cada membro do casal, resultando em um laudo de compatibilidade entre os dois DNA’s analisados. A partir da detecção se os pais são portadores assintomáticos de mutações genéticas recessivas, avalia-se a probabilidade de os filhos herdarem a condição e, através de um aconselhamento genético, se auxilia casais a tomarem decisões informadas sobre a concepção, uso de técnicas de reprodução assistida ou adoção.

Ou seja, após o resultado do exame, é crucial discutir o laudo e as opções reprodutivas com um médico geneticista.